Biotecnologia do DNA-a engenharia genética

A biotecnologia consiste em um conjunto de técnicas que permitem a seleção, a manipulação e a modificação de organismos.

Entenda!
Com o avanço da biotecnologia, surgiram importantes técnicas de engenharia genética que possibilitaram a modificação de materiais genéticos.
A engenharia genética, então, consiste na manipulação direta dos genes de um organismo, geralmente através de técnicas artificiais. Essas técnicas têm como objetivo melhorar ou criar produtos e organismos, procurando sempre um melhoramento genetico.
Enzimas:A descoberta de algumas enzimas foi essencial para que os trabalhos em engenharia genética pudessem acontecer.
Enzimas de restrição:São enzimas responsáveis por cortar o DNA em determinados pontos. A enzima é capaz de reconhecer uma sequência específica de nucleotídeos e faz o corte da molécula naquele ponto específico.
DNA-ligase:São enzimas que unem os fragmentos de DNA, com objetivo de produzir moléculas recombinantes.

O DNA recombinate:é uma sequência de DNA artificial que resulta da combinação de diferentes sequências de DNAs. Essa técnica surgiu a partir da engenharia genética.Histórico:*Em 1972 o pesquisador Paul Berg realizou a primeira experiência bem sucedida onde foram ligadas duas cadeias genéticas diferentes: ele ligou uma cadeia de DNA do fago λ junto ao operon da galactose de Escherichia coli, inserindo-os no DNA do vírus SV40.No ano de 1978 os pesquisadores Werner ArberDaniel Nathans e Hamilton Smith ganharam o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina por terem isolado as enzimas de restrição, que são enzimas normalmente produzidas por bactérias e que são capazes de cortar o DNA controladamente em determinados pontos levando à produção de fragmentos contendo pontas adesivas que podem se ligar a outras pontas de moléculas de DNA que também tenham sido cortadas com a mesma enzima. Juntamente com a proteína ligase, que consegue unir fragmentos de DNA, as enzimas de restrição formaram a base inicial da tecnologia do DNA recombinante.Utilização:
  • A produção de alguns tipos de ativadores das defesas orgânicas para o tratamento do câncer, como o fator necrosante de tumores.
  • A criação e desenvolvimento de biotecnologias para a pesquisa segura de substâncias cuja manipulação envolve alto risco biológico: vacinas que se preparam com vírus infecciosos, onde pode existir o risco de vazamento incontrolado.
  • Para a Clonagem.
  • Vida sintética.
  • Na transgênese, em que se introduz numa espécie uma parte do DNA de outra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gregor mendel

1 e 2 Lei de Mendel

Projeto genoma